LogoEplis Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB
EPLIS
BasaoIcea
Login EPLIS
Ano:
Login:
Senha:

código captcha

Esqueci minha senha

Manual do Candidato
Manual candidato
Tem dúvidas? Leia o Manual do Candidato.

Vídeos
Videos
Assista uma demosntração do exame (fase 2).

Quiz
Quiz
Teste seus conhecimento com as questões de demostração.

Validação do exame

O EPLIS está inserido em um contexto de alta relevância, pois seus resultados informam decisões quanto à operacionalidade dos profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Conforme destacado no Doc 9835 AN/453, essas decisões têm um impacto direto na vida desses profissionais, no gerenciamento do sistema e na segurança do tráfego aéreo no país. Por isso, é de suma importância que exames de inglês aeronáutico como o EPLIS trabalhem para estar em conformidade com as metas de qualidade estabelecidas pela OACI.

Essa responsabilidade recai sobre o ICEA, que tem como tarefa contínua a busca da validade e confiabilidade do exame, bem como a investigação dos efeitos do exame no processo de ensino-aprendizagem e do impacto do exame nos profissionais, no sistema e na sociedade em geral.

Dessa forma, o EPLIS tem sido continuamente submetido à apreciação de órgãos externos com o objetivo de aprimorar sua qualidade, seguindo, assim, as recomendações da OACI quanto à coleta e à análise de evidências de validade que sustentem as interpretações e os usos de seus resultados e que demonstrem que o exame está alinhado com os critérios estabelecidos pela Organização e também com os rigorosos padrões de qualidade internacionais listados pela International Language Testing Association (ILTA, Associação Internacional de Avaliação de Línguas).

Em 2009, o EPLIS foi enviado à análise de uma equipe de especialistas em avaliação de línguas da Unicamp, liderada pela profa. Dra. Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, pesquisadora de alto renome na área. Novamente, em 2014, o exame foi apreciado pelo Serviço de Testes de Inglês Aeronáutico da OACI. Essas averiguações têm promovido melhorias no exame relacionadas ao seu processo de divulgação, à sua segurança e ao seu conteúdo.

Estudos de validade

A validação de um exame é um processo contínuo e requer a coleta e análise de diversos tipos de evidência. Prezando pela excelência do EPLIS, membros da equipe de desenvolvimento, manutenção e aplicação do exame conduzem estudos de validade cujos resultados contribuem para o aperfeiçoamento do instrumento.

Em 2018, uma servidora do ICEA defendeu sua tese de doutorado sobre o impacto do EPLIS nas percepções, atitudes e ações de professores e alunos de curso de formação de controladores de tráfego aéreo. Seu estudo ofereceu evidências de efeito retroativo do EPLIS que irão assessorar melhorias no exame e nos processos de ensino e aprendizagem, bem como readequar a política linguística da OACI ao contexto brasileiro.

Outras três pesquisas estão em andamento. A primeira utiliza critérios autóctones para obter uma melhor definição dos fatores que caracterizam uma comunicação bem sucedia em radiotelefonia. Seus resultados irão oferecer subsídios para uma revisão da tabela de níveis de proficiência da OACI. Outra pesquisa investiga as estratégias comunicativas em língua inglesa utilizadas por controladores de tráfego aéreo brasileiros, a fim de contribuir para uma melhor definição da competência estratégica no uso do inglês aeronáutico. Por fim, um terceiro estudo busca verificar em que medida controladores de tráfego aéreo que obtiveram o nível de proficiência operacional conseguem lidar com situações linguísticas que fogem àquelas previstas na fraseologia. Todas essas pesquisas coletam evidências que contribuem para a validade de construto do EPLIS, assegurando o contínuo aperfeiçoamento do exame.

Para obter mais informações sobre as pesquisas descritas acimas e demais estudos em inglês aeronáutico, acesse o site do GEIA.

Calendário
agenda Consulte aqui o calendário para o EPLIS 2019.
Cadastro
cadastro Veja como proceder para realizar o cadastramento no EPLIS 2019.
Agenda Fase 2
cadastro Clique aqui para agendar a fase 2 ou consultar o seu agendamento.
Resultados
resultados Veja aqui os resultados obtidos no EPLIS de todos os anos.
ICEA ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo
Praça Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, 50 - CEP: 12.228-903 - São José dos Campos - SP
Tel.: +55(12) 3945-9000 :: Email:dscs@icea.gov.br
fab
Copyright © 2017 - Instituto de Controle do Espaço Aéreo