LogoEplis Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB
EPLIS
BasaoIcea
Login EPLIS
Ano:
Login:
Senha:
Esqueci minha senha

Manual do Candidato
Manual candidato
Tem dúvidas? Leia o Manual do Candidato.

Vídeos
Videos
Assista uma demosntração do exame (fase 2).

Quiz
Quiz
Teste seus conhecimento com as questões de demostração.

Profissionais Envolvidos

Entrevista

A equipe do EPLIS é formada por mais de 40 profissionais, entre especialistas em língua inglesa e especialistas em controle de tráfego aéreo, tanto do ICEA quanto de outras organizações militares no âmbito do DECEA, que atuam no desenvolvimento, manutenção e administração do exame.

A formação mista da equipe, com profissionais de língua inglesa e profissionais de áreas operacionais, é um requisito estabelecido no Doc 9835 AN/453 da OACI e cumprido pelo ICEA para a garantia de um exame de qualidade, que avalie a língua inglesa usada pelos profissionais de tráfego aéreo do SISCEAB em seus contextos específicos de trabalho.

Os interlocutores e avaliadores do EPLIS possuem conhecimentos operacionais e linguísticos suficientes para avaliarem até o nível 6 (Experto) da escala de níveis de proficiência da OACI. Eles também foram aprovados no curso de formação inicial de avaliadores (CTP019) e participam, anualmente, do treinamento de aferição e padronização de avaliadores, que ocorre no ICEA antes do início da aplicação do exame, atendendo, assim, às qualificações de pessoal mínimas estabelecidas pela OACI.

Esses profissionais também participam de cursos no exterior de capacitação e avaliação em inglês aeronáutico em instituições como a Mayflower, desenvolvedora do TEA Test (Test of English for Aviation), e a Embry-Riddle, universidade aeronáutica americana responsável pela formação de pilotos, controladores de tráfego aéreo e outros profissionais da aviação.

As atividades de desenvolvimento, manutenção e administração do exame são lideradas por uma Doutora e uma Mestre em Linguística Aplicada, com ênfase em Avaliação de Línguas, ambas com mais de 10 anos de experiência na área de capacitação e avaliação em inglês aeronáutico. Essas profissionais também são membros do Grupo de Inglês Aeronáutico (GEIA), que conduz pesquisas em inglês aeronáutico nas seguintes linhas: Descrição e análise da linguagem, Ensino-Aprendizagem e Avaliação.

Os resultados dessas pesquisas são divulgados em eventos nacionais e internacionais de Linguística Aplicada e Avaliação de Línguas, promovidos por instituições e associações como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), a International Language Testing Association (ILTA) Teachers of English to Speakers of Other Languages (TESOL), e a International Civil Aviation English Association (ICAEA).

O engajamento de toda a equipe do EPLIS (desenvolvedores, elaboradores, interlocutores e avaliadores) em atividades de desenvolvimento profissional e pesquisa é essencial para assegurar que as inferências e ações que estão sendo feitas e tomadas com base nos resultados do exame sejam cada vez mais justas, apropriadas e adequadas.

Calendário
agenda Consulte aqui o calendário para o EPLIS 2019.
Cadastro
cadastro Veja como proceder para realizar o cadastramento no EPLIS 2019.
Agenda Fase 2
cadastro Clique aqui para agendar a fase 2 ou consultar o seu agendamento.
Resultados
resultados Veja aqui os resultados obtidos no EPLIS de todos os anos.
ICEA ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo
Praça Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, 50 - CEP: 12.228-903 - São José dos Campos - SP
Tel.: +55(12) 3945-9000 :: Email:dscs@icea.gov.br
fab
Copyright © 2017 - Instituto de Controle do Espaço Aéreo