LogoEplis Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB
EPLIS
BasaoIcea
Login EPLIS
Ano:
Login:
Senha:

código captcha

Esqueci minha senha

Manual do Candidato
Manual candidato
Tem dúvidas? Leia o Manual do Candidato.

Vídeos
Videos
Assista uma demosntração do exame (fase 2).

Quiz
Quiz
Teste seus conhecimento com as questões de demostração.

Pesquisa
Pesquisa
Participe da pesquisa sobre elevação de nível de proficiência em Inglês Aeronáutico

Notícias

14 MAI 19 - PADRONIZAÇÃO DE AVALIADORES EPLIS

Entre os dias 06 e 10 de maio de 2019, foi realizado no ICEA o Grupo de Trabalho de Padronização de Avaliadores EPLIS. Esse GT acontece anualmente, antes da aplicação da Fase 2 do EPLIS, com o objetivo de padronizar a aplicação dos critérios de avaliação, garantindo, assim, a confiabilidade dos resultados do exame. Neste ano, participaram do GT 36 examinadores EPLIS, entre especialistas em língua inglesa e controladores de tráfego aéreo, provenientes do ICEA, DECEA, CINDACTA I, CINDACTA 2, CINDACTA 3, CINDACTA 4 e destacamentos. As atividades do GT envolveram a prática de interlocução e a aplicação dos critérios analíticos e holísticos de avaliação a amostras de testes. A Fase 2 do exame inicia-se no dia 20 de maio de 2019, de acordo com o calendário disponível aqui.

GT

10 ABR 19 - NOVO QUIZ PARA OS CANDIDATOS DO EPLIS

Está disponível um novo quiz para que os candidatos ao EPLIS se familiarizem com o formato de questões da Fase 1 do exame. Esse quiz contém 30 questões de múltipla escolha, elaboradas em português, com foco na compreensão de trechos de radiotelefonia. Ressalta-se, porém, que o desempenho no quiz não pode ser considerado equivalente ao desempenho no EPLIS, uma vez que o quiz não reflete o nível de dificuldade encontrado no exame.


08 ABR 19 - REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE EXAMINADORES EPLIS

Entre os dias 25 e 29 de março de 2019, foi realizado, no ICEA, o 1º Grupo de Trabalho de reestruturação do Curso de Examinadores EPLIS (CTP019), cujo objetivo é oferecer a controladores de tráfego aéreo com nível 6 de proficiência e a professores de língua inglesa treinamento inicial na área de avaliação de proficiência em inglês aeronáutico, que os qualifiquem a atuarem como interlocutores e avaliadores do EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB), conforme os padrões e práticas recomendadas pela OACI no Doc 9835. Participaram do GT professoras de língua inglesa especialistas em avaliação de línguas do ICEA e DECEA e três controladores de tráfego aéreo, integrantes da equipe de examinadores do EPLIS, que, em outubro de 2018, receberam capacitação especializada na área de avaliação na Embry-Riddle University. As atividades do GT abrangeram a revisão e atualização do conteúdo, carga horária e instrumentos de avaliação do CTP019. Também foi discutida a possibilidade de criação de um curso básico em avaliação de línguas para atender a professores e instrutores de inglês aeronáutico que buscam conhecer melhor os Requisitos de Proficiência Linguística da OACI como forma de alinharem suas práticas pedagógicas às necessidades de seus alunos.

examinadores


26 FEV 19 - PROCESSO DE FORMAÇÃO DE AVALIADORES

Entre os dias 04 e 13 de fevereiro, ocorreu no ICEA o curso de Avaliação de Inglês Aeronáutico (CTP019), que contou com a participação de 07 controladores de tráfego aéreo de diversas localidades. Esse curso é parte do processo de capacitação de avaliadores do EPLIS e busca consolidar conceitos e práticas de avaliação, seguindo os preceitos e padrões estabelecidos no Doc 9835 da OACI.


26 FEV 19 - MANUTENÇÃO DO EPLIS

O ICEA reuniu controladores de tráfego aéreo de diferentes órgãos operacionais com o objetivo de elaborar novos itens de teste para a fase 1 e fase 2 do EPLIS. Em um trabalho colaborativo com os professores de inglês do Instituto, foram elaborados aproximadamente 300 novos itens, o que demonstra o compromisso do ICEA com a qualidade, além de garantir mais credibilidade e transparência ao processo de desenvolvimento de seu instrumento de avaliação.


28 JAN 19 - CADASTRAMENTO PARA O EPLIS 2019

O cadastramento do EPLIS 2019 ocorrerá no período de 01 de março a 10 de maio deste ano. A fase 1 de 2019 busca selecionar candidatos que realizarão a fase 2 no ano de 2020, enquanto que a fase 2 de 2019 avaliará o nível de proficiência daqueles habilitados na fase 1 do ano anterior (2018). Para mais informações sobre o exame, o manual do candidato já está disponível aqui.


26 OUT 18 - DIVULGAÇÃO DAS NOTAS DOS CANDIDATOS DO EPLIS

O candidato EPLIS pode ter reparado que um colega que fez a entrevista da Fase II do EPLIS posteriormente recebeu a nota antes. Por que isso ocorre?
Cada entrevista da Fase II é feita na presença de um interlocutor, que interage com o candidato e lhe atribui uma nota global. Essa entrevista é gravada para posterior análise do áudio por parte de um avaliador, que atribui uma nota discriminada em categorias de pronúncia, estrutura, vocabulário, fluência, compreensão e interação. Dessa nota discriminada é calculada uma nota geral, que é, seguindo os requisitos do Doc 9835 da OACI, a menor nota das seis categorias. Dessa forma, cada candidato recebe duas notas por examinadores EPLIS que não se comunicam entre si. No caso de a nota global aferida pelo interlocutor coincidir com a nota geral dada pelo avaliador, o sistema publica a nota automaticamente para o candidato. No entanto, havendo disparidade entre as notas, um terceiro avaliador é convocado para avaliar o áudio, sem saber dos resultados anteriores, de maneira que seu julgamento seja o mais isento o possível. Somente após o término desse processo, a que chamamos de disparidades, é que a nota é divulgada ao candidato.
Por isso, pode ocorrer de um candidato que tenha feito a prova recentemente receber a nota antes de outros que já haviam feito a prova anteriormente. No entanto, o fato da nota ser composta por pelo menos duas avaliações independentes,confere mais confiabilidade ao exame.


16 Mai 18 - GT de Calibração de Avaliadores

Na semana de 07 a 11 de maio, os avaliadores que compõem a equipe do EPLIS participaram de um Grupo de Trabalho no ICEA.
O processo de formação de novos avaliadores e de qualificação da equipe é fundamental para que o exame cumpra com os requisitos de confiabilidade entre os avaliadores. Dessa forma, os procedimentos de aplicação do exame e de atribuição de notas aos candidatos são feitos de maneira padronizada por toda a equipe.


03 Mai 18 - Orientações importantes aos candidatos e tutores do EPLIS

Após prorrogação do período previsto no calendário, a fase 1 do EPLIS 2018 encerrou-se no último dia 08.06 e desde o dia 28.05 as entrevistas da fase 2 já têm sido realizadas nas diversas localidades.
Dessa forma, conforme divulgado no manual do candidato 2018, ratifica-se que:

  • os candidatos não habilitados para a fase 2 em 2018 também não estão habilitados para a fase 2 do EPLIS 2019; e
  • os candidatos que obtiverem Nível de Proficiência (NP) 3, 2 ou 1 no EPLIS 2018, bem como os habilitados para a fase 2 que não realizarem a entrevista em 2018 (faltosos), já estão habilitados para realizar a fase 2 do EPLIS 2019.

Além disso, fica estabelecido que será CONCEDIDA uma SEGUNDA OPORTUNIDADE de realizar a fase 1 em novembro de 2018, aos candidatos que obtiveram 18,19 ou 20 acertos na fase 1 já realizada em 2018.
Os casos não especificados e/ou eventuais dúvidas podem ser enviadas para o email eplis.suporte@icea.gov.br


Voltar

Calendário
agenda Consulte aqui o calendário para o EPLIS 2019.
Cadastro
cadastro Veja como proceder para realizar o cadastramento no EPLIS 2019.
Agenda Fase 2
cadastro Clique aqui para agendar a fase 2 ou consultar o seu agendamento.
Resultados
resultados Veja aqui os resultados obtidos no EPLIS de todos os anos.
ICEA ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo
Praça Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, 50 - CEP: 12.228-903 - São José dos Campos - SP
Tel.: +55(12) 3945-9000 :: Email:dscs@icea.gov.br
fab
Copyright © 2017 - Instituto de Controle do Espaço Aéreo