LogoEplis Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB
EPLIS
BasaoIcea
Login EPLIS
Ano:
Login:
Senha:

código captcha

Esqueci minha senha

Manual do Candidato
Manual candidato
Tem dúvidas? Leia o Manual do Candidato.

Vídeos
Videos
Assista uma demosntração do exame (fase 2).

Quiz
Quiz
Teste seus conhecimento com as questões de demostração.

Pesquisa
Pesquisa
Participe da pesquisa sobre elevação de nível de proficiência em Inglês Aeronáutico

FAQs

1. Quem deve realizar o exame?

O EPLIS foi desenvolvido para avaliar a proficiência em língua inglesa de controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica diretamente com o tráfego aéreo internacional. Para mais informações, por favor conferir o Manual do Candidato.


2. O EPLIS é a prova da OACI?

Sim e não. O EPLIS foi desenvolvido no Brasil pela Força Aérea Brasileira para avaliar profissionais no âmbito do SISCEAB, seguindo os requisitos de avaliação em língua inglesa da OACI, organização internacional que regulamenta a aviação civil dos países signatários.


3. O exame possui validade como outros exames de proficiência internacionais?

Sim. Candidatos do público-alvo do exame que obtiverem nível de proficiência operacional (nível 4) devem ser avaliados a cada 3 (três) anos. Candidatos que obtiverem nível de proficiência pós-operacional (nível 5) devem ser avaliados após 6 (seis) anos.
Já os candidatos que forem considerados expertos (nível 6) só precisarão refazer a prova por determinação do DECEA, conforme prevê o Manual dos Requisitos de Proficiência em Inglês Aeronáutico. Para mais informações, por favor conferir o Manual do Candidato.


4. Pilotos de companhias aéreas também realizam esta prova?

Não. O EPLIS destina-se a avaliação dos profissionais do SISCEAB. O nível de proficiência de pilotos privados é aferido pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.


5. A prova é paga?

Não. A prova é realizada pela Força Aérea Brasileira - FAB sem ônus para os avaliandos.


6. A primeira fase é online? Isso é seguro?

Sim. A primeira fase é realizada através do computador, usando um programa que seleciona 30 questões a partir de um banco. O acesso a esse programa fica restrito ao tutor responsável pela aplicação do exame, que possui login e senha para download. Esse programa busca as questões do banco de dados do ICEA. O computador utilizado deve estar conectado à internet para se acessar a esse banco de dados e sortear as questões. Após o término do exame, todas as questões e áudios são imediatamente apagados do computador utilizado. Além disso, para garantir a confiabilidade da fase I, durante a prova, todas as outras janelas são travadas.


7. A prova é realizada pela FAB para profissionais da FAB. Como entender o grau de confiabilidade de exame?

A Força Aérea Brasileira tem como uma de suas missões " a dedicação e a fidelidade à pátria". Tendo em vista essa missão, a FAB tem o dever de realizar o EPLIS com toda a excelência que um exame de alta relevância condizente com padrões internacionais exige.


8. Quem pode aplicar a fase II?

A equipe de avaliadores e interlocutores da fase II é composta por profissionais altamente qualificados da Força Aérea Brasileira. Participam da entrevista dois profissionais que compõem a equipe de língua inglesa: um especialista em língua inglesa e um especialista na parte operacional.
Esses profissionais devem participar de cursos periódicos no Brasil de rating (aferição) e calibração, padronização de avaliadores e interlocutores, além de cursos no exterior de inglês de aviação e rating (aferição), congressos nacionais e internacionais de linguística aplicada e avaliação no contexto aeronáutico.
A formação contínua dos profissionais envolvidos com o exame é extremamente importante para garantir a manutenção da conformidade do EPLIS aos padrões internacionais.


9. Não recebi o email informando o pré-cadastro. O que devo fazer?

Entre em contato com o tutor responsável da sua localidade e verifique se a sua inclusão foi realizada. Caso positivo, confirmar com o tutor o email cadastrado, na hipótese de estar desatualizado solicite ao tutor a atualização. Persistindo o problema, envie-nos um email (eplis.suporte@icea.gov.br) com o número do seu RG e nome completo, detalhando o problema encontrado.

OBS.:Alguns usuários com contas de email no HOTMAIL não estão recebendo emails do domínio ICEA, por isso é necessário seguir os procedimentos descrito no tutorial abaixo para habilitar o HOTMAIL.

- Habilitando o Hotmail


Veja mais informações no Manual do Candidato.

Calendário
agenda Consulte aqui o calendário para o EPLIS 2019.
Cadastro
cadastro Veja como proceder para realizar o cadastramento no EPLIS 2019.
Agenda Fase 2
cadastro Clique aqui para agendar a fase 2 ou consultar o seu agendamento.
Resultados
resultados Veja aqui os resultados obtidos no EPLIS de todos os anos.
ICEA ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo
Praça Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, 50 - CEP: 12.228-903 - São José dos Campos - SP
Tel.: +55(12) 3945-9000 :: Email:dscs@icea.gov.br
fab
Copyright © 2017 - Instituto de Controle do Espaço Aéreo